![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoSzq36ZyTf0o_blJCjvzbOnmazei-ughUaLRhSGpt_-UeNJStGJ_iMbUSd_p5ZrJhoMXFWtqO_pbwx1Be1Vjh2YjsHIv6g0HYCfjPawMmrRaOhRCV9hLNp6Awmx8Y7Q81WM-pivLtAAc/s400/primavera12.jpg)
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuzoF0kMNLTQXcAthsPxM8UePODn_YxWwRfY_KX8OIUFppoOTFe2ok1y3dtyCYBh5t7lJQJuN4fCIyozhWk7rzXHj8B0Ch_Stb3t0WFDQuXBYDM6z9RfhcWjeltYKvGre_vKejF3myWd0/s400/primavera1.jpg)
.
Seres epífitos são aqueles que vivem sobre vegetais. Podem ser animais que vivem associados à um vegetal ou plantas que vivem sobre outra planta, neste caso, são chamadas de epífitas.
Animais e plantas epífitos podem ser parasitas ou não. Os primeiros são aqueles que se aproveitam de elementos nutricionais, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo levando a planta hospedeira à morte. Mas existem aqueles que se utilizam do organismo somente como substrato para fixação, sem alterar o metabolismo, estes não são considerados parasitas.
Exemplos para a restinga, são as bromélias e orquídeas que vivem sobre plantas do estrato arbóreo ou arbustivo. Nenhuma delas causa alguma mal à planta hospedeira, a não ser que seja por excesso de peso, o que pode provocar a quebra de um galho, mas os seus nutrientes são obtidos à partir do meio e não da planta que as hospeda.
texto- http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/restinga/caract/epifitas.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário